Avenida do Café pode virar “Corredor Gastronômico e Cultural”

Projeto de lei, de autoria do vereador Zerbinato (PSB), foi aprovado na sessão de ontem (13/10) da Câmara Municipal
Avenida do Café pode virar “Corredor Gastronômico e Cultural”

O projeto de lei nº 125/22, autoria do vereador Sérgio Zerbinato (PSB), reconhecendo a avenida do Café como Corredor Gastronômico e Cultural de Ribeirão Preto foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (13/10) da Câmara Municipal. De acordo com o autor da matéria, a aprovação do projeto poderá resultar em inúmeros benefícios a moradores e comerciantes daquela região. “Esse Corredor Gastronômico é um sonho antigo dos moradores e dos comerciantes aqui da Vila Tibério. A partir da sua regulamentação, esse projeto deverá abranger várias atividades no intuito de potencializar os setores gastronômico e cultural da região, sem prejuízo aos demais ramos de atividade”, afirmou Zerbinato.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma matéria do jornalista e morador da Vila Tibério, Fernando Braga. “Essa condição de corredor gastronômico é uma vocação antiga da avenida do Café. Desde os tempos da extinta Cantina do Vicente, que recebia gente de várias cidades da região para experimentar o famoso filé à JK, até bares que reunia estudantes da USP, inclusive o jogador Sócrates, quando fazia medicina, frequentava bastante a avenida. A partir dessa matéria que fiz, o gabinete do vereador Zerbinato se interessou em dar andamento ao projeto”, contou Braga.

A ideia agradou aos comerciantes locais que esperam uma revitalização da região a partir da implementação do projeto. “A avenida teve uma boa reforma na infraestrutura, mas durante a pandemia muitos comerciantes tiveram que fechar as portas. Esse projeto pode revitalizar a região e promover crescimento para os nossos estabelecimentos”, comentou, o gerente de hamburgueria Diego Rocha.

Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Tibério (Amovita), Tânia Muraca, o importante é que a população tenha acesso à informação sobre o projeto para que possa reivindicar os benefícios dessa transformação. “De repente a gente pode solicitar, a partir dessa nova condição, uma verba para deixar a avenida ainda mais bonita. Ou a realização de eventos culturais e gastronômicos. Os benefícios podem ser variados”, disse Tânia.

O Projeto de Lei segue agora para a sansão da Prefeitura Municipal.

Texto: André Luís de Jesus (MTB 32788/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)